Fórum Wicca Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre o Samhain

4 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre o Samhain Empty Re: Dúvida sobre o Samhain

Mensagem por Morgana da Lusitânia Qua Nov 04, 2015 11:46 pm

Desculpa a correcção: entre o dia 31 de Outubro e o dia 2 de Novembro é Samhuinn.
Todo o mês de Novembro é tempo de Samhain. As duas palavras leem-se da mesma forma ( Sô in).

Quanto à questão levantada pelo Júpiter....pois bem...é algo que também me faz uma certa confusão, não faz grande sentido. E sim, creio que o pessoal do Hemisfério sul tentou adaptar ao jeito deles, o que dá uma grande confusão (eu acho...).

O Samhuinn não é uma "festinha" é sim o Ano Novo Pagão.
A Roda do Ano termina em Mabon (Equinócio de Outono), com a última Colheita. Em Samhuiin, a Deusa chora a morte do Consorte, que desceu ao Mundo Inferior, ao Reino das Sombras (o Ventre da Mãe) .É também a grande festividade em homenagem a todos aqueles que já partiram para o País do Verão. Enfim, é a festa dos Ancestrais.

A festinha é o Hallowen... os catolicos é que colaram uma festa em cima de cada celebração pagã, já que não conseguiram obliterá-las de outra forma. E quando não havia, inventavam ( como A boa e velha Santa Brígida, pr ex, que nunca existiu, mas que serviu perfeitamente para colar em cima da Festa de Brigith, a Tríplice Mãe Celta)

Morgana da Lusitânia
Conselheiro/a

Mensagens : 24
Data de inscrição : 22/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o Samhain Empty Re: Dúvida sobre o Samhain

Mensagem por corvuslunae Dom Nov 01, 2015 3:58 am

Bem como a Cerridwen disse, dia 31 no H.N é Samhain, todavia no H.S. é Beltaine.
corvuslunae
corvuslunae

Mensagens : 18
Data de inscrição : 25/10/2015
Idade : 28
Localização : Braga

http://www.whitecanturnblack.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o Samhain Empty Re: Dúvida sobre o Samhain

Mensagem por Jupiter Sáb Out 31, 2015 5:51 pm

Se pensarmos com alguma lógica a Wicca é Celta (Nórdica), hemisfério Norte! Toda as grandes culturas (ex: grego, romanas) ficam no hemisfério Norte.
Acho que nós temos mais "ancestralidade" para definir o Samhain.... Porque ele é Nórdico.

Estou errado?

Jupiter
Moderador Geral

Mensagens : 42
Data de inscrição : 22/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o Samhain Empty Re: Dúvida sobre o Samhain

Mensagem por Cerridwen Sáb Out 31, 2015 5:46 pm

Jupiter escreveu:Mas assim não existe uma homogeneidade.
Isto é o Deus das "Sombras" deixa cá vir os mortos em duas épocas diferentes? Tipo na Primavera para o Hemisfério Sul e no Inverno para o Hemisfério Norte.
Assim eu posso fazer dois Samhain no mesmo ano! Demais....

Lol ele e um mais largas... Mas penso que para wicca o que importa é os solstícios e nao o dia do mortos, essa é mais uma cultura neo paga para mais uma festinha hehehehe
Cerridwen
Cerridwen
Fundador/a

Mensagens : 39
Data de inscrição : 21/10/2015
Idade : 41
Localização : Porto

http://wicca-portugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o Samhain Empty Re: Dúvida sobre o Samhain

Mensagem por Jupiter Sáb Out 31, 2015 5:43 pm

Mas assim não existe uma homogeneidade.
Isto é o Deus das "Sombras" deixa cá vir os mortos em duas épocas diferentes? Tipo na Primavera para o Hemisfério Sul e no Inverno para o Hemisfério Norte.
Assim eu posso festejar dois Samhain no mesmo ano! Demais....

Jupiter
Moderador Geral

Mensagens : 42
Data de inscrição : 22/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o Samhain Empty Re: Dúvida sobre o Samhain

Mensagem por Cerridwen Sáb Out 31, 2015 5:41 pm

Jupiter escreveu:Olá,


Eu sempre tive uma dúvida, será que me podem explicar?
Porque é que o Samhain é festejado em datas diferentes do hemisfério Norte e no hemisfério Sul?


BB

Os mais entendidos que me corrijam, mas eu penso que tem a ver com os solstícios, ou seja com os ciclos do sol e da lua, e nos hemisferios os inverno, primavera, verão e outono são em épocas opostas, logo os solísticos também são em epocas opostas Smile então por exemplo, no Brasil no Natal é Verão lol
Cerridwen
Cerridwen
Fundador/a

Mensagens : 39
Data de inscrição : 21/10/2015
Idade : 41
Localização : Porto

http://wicca-portugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o Samhain Empty Dúvida sobre o Samhain

Mensagem por Jupiter Sáb Out 31, 2015 11:58 am

Olá,


Eu sempre tive uma dúvida, será que me podem explicar?
Porque é que o Samhain é festejado em datas diferentes do hemisfério Norte e no hemisfério Sul?


BB

Jupiter
Moderador Geral

Mensagens : 42
Data de inscrição : 22/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o Samhain Empty Re: Dúvida sobre o Samhain

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos